quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Aproveitando a Primavera





Embora não tenhamos no hemisfério sul e principalmente no Nordeste brasileiro as estações tão bem definidas como no Norte, gosto de prestar atenção nas mudanças que ocorrem na passagem de cada uma delas. Aquí costumamos dizer que temos apenas duas estações: a do sol, cujo início é festivamente comemorado no dia 7 de setembro (inclusive com a abertura da temporada de praia), e a da chuva que inicia mais ou menos depois do Carnaval e que corresponde a Outono e o Inverno juntos.
Realmente o nosso Outono passa quase despercebido. Quase não há aquela característica que faz com que esta estação seja também chamada nos países de língua inglesa de "Falls" (queda) e que refere-se à mudança total das folhas das árvores e que dá aquele colorido tão belo no chão abaixo e ao redor destas. Aquí no Nordeste é a mais chuvosa das estações. Ao contrário do que se pensa, nosso inverno apesar de ter temperatura mais amena e uma chuva fininha quase incessante é também permeado de aparições solares o que, junto com a humidade, faz tudo mofar e cheirar desagradável.
Definitivamente, não gosto do Inverno. Exceto pelo cenário de festas juninas, as comidas de milho e o forró (o legítimo pé-de-serra, não essa "coisa" que empestou por aí), o inverno me lembra muito minhas pontualíssimas crises mensais de asma da infância e adolescência e que não sei porque não me mataram precocemente.
Mas quando as chuvas cessam e o sol seca o chão na segunda quinzena de setembro, a chegada da Primavera nos faz esquecer o "tenebroso" inverno e enche o cenário de cores e aromas por todos os lados.
Talvez por ter vindo ao mundo na Primavera, adoro flores e frutas. Gosto de observá-las, fotografá-las plantá-las colhê-las e tê-las no jardim nos vasos, sobre a minha mesa.
Gosto também dos pequenos animais e aves (como os beija-flores, por exemplo), que acasalam nesta estação e complementam a sua grandiosa beleza.
E, pra completar, gosto da tradução do "poetinha" Vinícius de Moraes de que a Primavera torna fáceis os amores impossíveis.
Por tudo isso e por estarmos a apenas dez dias de seu final, presto por estas fotos mais um tributo a minha estação preferida.

Nenhum comentário: