terça-feira, 2 de junho de 2009

E junho chegou!

No nordeste brasileiro o mês de junho é o período do ano mais alegre e festivo. O interiorano (matuto, agrestino ou sertanejo),e mesmo suburbanos como eu que passei grande parte da minha vida de criança e adolescente entre a cidade e o campo, aguardamos com ansiedade este período que, apesar dos transtornos causados pelas chuvas e consequentemente pela umidade e o frio, aflora a esperança do agricultor com a colheita do milho e a celebração aos santos Antônio João e Pedro.
Na verdade o ciclo junino para a agricultura inicia-se no dia 19 de março (Sâo José), que é o dia de plantar o milho. Segundo a lenda, se chover nesse dia, a safra será boa e a colheita abundante.
a festa de São João é a maior e mais concorrida pois representa o auge do ciclo mas sem dúvida a celebreção mais cercada de mitos e mistérios é a dedicada a Santo Antônio, o santo casamenteiro. Os ritos dedicados ao santo (ou ao objetivo dos ofertantes), são muitos e não cabe aquí enumerá-los ou mesmo tecer comentários a respeito. O certo é que todas as práticas decorrentes desse "culto" destinam-se a um só objetivo: casar, sair do caritó (as mulheres), descolar (os homens), tirar o dedo do...(todos). E aí, coitado do santo. Até posto de cabeça pra baixo dentro dágua é, na obrigação que lhe dão de facilitar as coisas pra se sair da donzelice. Ninguém merece!
Por isso mesmo, a véspera do seu dia(12 de junho)é o dia dos namorados.Pela lógica, ninguém casa sem namorar (embora eu ache que uma coisa nada tem a ver com a outra). Mas deixando a polêmica de lado, coisa boa mesmo é namorar; e pra marcar o início do mês de junho, o ciclo junino e o dia dos namorados, aí vai esse belo desenho disney que ofereço a todos os pombinhos apaixonados.

Nenhum comentário: