quinta-feira, 9 de julho de 2009

OK! Vamos falar de Drogas


Sempre que acontece algo como o caso Michael Jackson e/ou a dedurada nacional que a TV Globo (a pedido de um "Mané" qualquer) patrocinou esta semana contra os estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco, eu observo a inexplicável hipocrisia que ainda ronda esse tema. Não consigo entender porque médicos, pedagogos, imprensa, políticos (esses então!), não conseguem tratar desse assunto da forma mais simples, compreensível e produtiva que existe, ou seja, com a verdade. Apenas porque a(s) igreja(s) dizem que é o "cigarrinho do capeta"? Ou é porque alguns médicos sem memória dizem que dá sapinho, verruga e cabelo na mão?
Quando digo que a hipocrisia é incompreensível é porque todo mundo sabe que o "ilegal" quase sempre é mais organizado que o "legal" e aí eu digo: Se já existe toda uma estrutura organizada não seria melhor fazer como o jogo e "regulamentar"? Pois é, porque o jogo ilegal é sujo, lava dinheiro, ajuda o tráfico e é responsável por toda disgraça que existe. Claro que nesse assunto como em todos os demais existem regra e excessões e as excessões todo mundo sabe o que é e como age mas a "fezinha no bicho" é cultural e nunca matou ninguém; tanto é que A Caixa adotou em parte. Assim sendo não é mais nem pecado nem infração.
Com as drogas acontece a mesma coisa. As "legais" vendem em estabelecimentos comerciais e, com a conhecida ética do capitalismo, necessita apenas que o comprador tenha dinheiro pra adquirir. Ninguém tá preocupado com controle, fiscalização. Se o estabelecimento estiver em dia com os TRIBUTOS, tudo bem. É bom lembrar que as drogas legais matam muito mais que as ilegais (apesar do crack). Alcool, tabaco, anfetaminas, cola, gasolina, medicamentos diversos, matam aos montes mas isso não interessa. O que interessa é que são drogas "legais". Se seu filho morrer de coma alcoólica ou num desses acidentes que matam centenas de jovens a cada dia nas estradas, ninguém vai dizer que ele morreu por causa das drogas, mas se ele fumar um baseado vai ouvir que é responsável pela violência e pelas mortes na guerra da polícia com o tráfico.
Porque não falar a verdade? Que tal "começar do começo"? Você que tem filho pequeno e não sabe como abordar o tema com ele, preste atenção. Seu filho é uma extensão de você mesmo (pelo menos o será por muitos anos da vida). Seja honesto com ele, não lhe esconda nenhuma verdade. Quanto mais for sincero e verdadeiro com ele, ele o será com você. Pra falar de drogas, pegue o dicionário e comece analisando o verbete junto com ele. Mostre a real relação entre "drogas" e drogarias. Diga-lhe que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Pesquise junto com ele diversas fontes e o faça ouvir diversas opiniões para que desenvolva ele mesmo a sua e, principalmente, nunca lhe diga o que fazer, mostre apenas como se faz. A morte de Michael Jackson, pra mim, não tem nenhuma diferença da morte de tantos garotos pelo crack e pela cola. Ambos foram crianças infelizes com a infância roubada e com dificuldades em entender o cruel mundo dos adultos. Hipócrita mundo dos adultos.

Nenhum comentário: