quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Onde tudo começou

Apipucos estava no auge, pelo verão com os "onibus" do Sayle

Este foi o primeiro tipo de transporte coletivo terrestre que circulou no Recife. Eram as diligências, aqui também chamadas de ônibus". Substituiram parcialmente o transporte fluvial que originalmente servia a cidade. Antes da construção das primeiras pontes, as "barcaças" transportaram de tudo (cargas e passageiros). Eram a única forma de transporte possível numa cidade insular, cortada por rios, riachos e canais.
O historiador Mário Sette em seu livro ARRUAR - História pitoresca do Recife antigo - Coleção Pernambucana - Governo do Estado dePernambuco - 1978 (3ª edição), registrou assim a chegada do novo meio de transporte na cidade:
"A primeira condução coletiva puxada a muar, no Recife, foi a diligência, que se chamou também ônibus. Puxado por quatro cavalos e tendo, às vezes, dois andares. O de cima apreciado nas noites de luar ou tardes de verão. Corria-se para o Monteiro, Manguinho, Casa Forte, Apipucos, partindo do Largo da Matriz de Santo Antônio, em certa época. Houve vários exploradores desses serviços, como por exemplo o inglês Thomas Sayle, que avisava estar correndo o "seu excelente e enfeitado ônibus com famosos cavalos e bem conhecidos cocheiros".

Nenhum comentário: