sexta-feira, 29 de maio de 2009

Você conhece o Tangram?

O TANGRAM é um jogo surgido na China há mais de 1000 anos. É composto por sete peças projetadas a partir de um quadradado e que, montadas em diversas combinações, formam mais de 2000 desenhos diferentes entre figuras geométricas, humanas, de animais e objetos.Nos países orientais, o TANGRAM é utilizado nas escolas como ferramenta de desenvolvimento da imaginação e do raciocínio lógico.A versão que disponibilizamos a seguir, consta de 12 quadros temáticos com figuras (223 no total), que são formadas cada uma delas com as sete peças do jogo. Vocês podem copiar o desenho das peças que podem ser confeccionadas em papel cartão ou espuma (aquele material de que são feitos os mouse pads), e começar a se divertir. Encarem o desafio e mostrem que também são bons de raciocínio e criatividade. Vejam as regras:

1. O desafio consiste em formar as figuras que constam nas cartelas
2. Todas as sete peças devem obrigatoriamente ser usadas na formação de cada figura.
3. Não é permitida a sobreposição de nenhuma peça ou parte delas.
------------------------------------------------------------------------------------ OBSERVAÇÕES: Todas as figura propostas nas cartelas podem ser construidas. Não há nenhuma impossível de ser feita. A princípio uma ou outra poderá parecer insolúvel mas, uma melhor observação mostrará a resposta. Lembrem-se: o TANGRAM é um jogo de paciência e observação portanto, tenham calma e a solução aparecerá.
O TANGRAM permite milhares de combinaçõesdiferentes. Exercitando a inteligência e imaginação, vocês poderão criar novas figuras e enriquecer o acervo das já existentes.
Pra "facilitar", mostramos a seguir o desenho de todas as peças com a proporção exata entre elas e como elas se compõem para formar o primeiro desenho da primeira cartela (desenhos geométricos). Percebam que a medida do lado menor do triângulo maior é igual à medida do lado maior do triângulo menor, que é igual aos lados do quadrado, que é igual a dois lados do paralelogramo e assim por diante. Percebam como as peças se combinam perfeitamente para formar o quadrado. Assim deve ser com todos os demais desenhos da cartela (e do jogo). Eles devem ser formados de maneira a ficarem iguais (proporcionalmente) aos que aparecem na cartela, sem sobrar nem faltar nada.
Bom, agora é com vocês. Copiem as peças e a cartela e mãos à obra.

Nenhum comentário: